quinta-feira, 5 de maio de 2011

Amb3E recolheu mais de 35 mil toneladas de resíduos eléctricos e electrónicos em 2010

A associação gestora de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos já tem 1.070 empresas aderentes e recolheu mais de 35 mil toneladas daquele lixo, uma área em que Portugal ultrapassou a meta europeia, disse hoje um responsável.

O director comercial e de comunicação da Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (Amb3E), Victor Uva, explicou à agência Lusa que a entidade "tem vindo a consolidar a sua posição de liderança no mercado destes fluxos".

No ano passado, "continuou a crescer do ponto de vista orgânico e passou a ter cerca de 1.070 empresas aderentes, o que significa um crescimento de 17 por cento" face a 2009, e "recolheu mais de 35 mil toneladas [35.663 mil toneladas] de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos", mais três por cento, um comportamento que corresponde ao previsto, especificou.

Para evitar que varinhas mágicas, telemóveis, torradeiras, frigoríficos ou máquinas de lavar, tal como pilhas e acumuladores portáteis, sejam deixados a deteriorar-se, a Amb3E tem a tarefa de os recolher. Os consumidores e empresas distribuidoras são chamados a contribuir colocando estes resíduos nos locais adequados.

Os portugueses têm correspondido ao apelo lançado em várias campanhas de sensibilização e Portugal já ultrapassou a meta anual definida pela União Europeia de recolha de quatro quilos destes resíduos por habitante.

"Só a Amb3E tem vindo a contribuir com mais de 35 mil toneladas, as outras 15 mil têm sido recolhidas por outra entidade gestora", referiu Victor Uva.

O projecto Escola Electrão, desenvolvido pela Amb3E, já vai na terceira edição, na qual participam 646 escolas, envolvendo mais de 435 mil alunos.

Até agora "já participaram no projecto cerca de 700 mil alunos o que, com uma média de três pessoas por agregado, quer dizer que cerca de 2,1 milhões de portugueses já teve contacto com esta temática o que é muito bom", um "sucesso" também reconhecido a nível internacional, afirmou o director comercial.

Para 2011, "no mínimo, queremos repetir a taxa de crescimento de 2010 face a 2009 e chegar a 40 mil toneladas de resíduos eléctricos e electrónicos recolhidos, o que é possível", acrescentou.

A partir de Maio, a Amb3E vai retomar a presença nos media com campanhas televisivas num esforço de sensibilização dos consumidores.

Pequenos electrodomésticos, como telemóveis ou varinhas mágicas e equipamentos informáticos, incluindo monitores, são os aparelhos mais depositados nos locais de recolha da Amb3E.

O material recolhido é agrupado em 10 categorias, consoante as suas características e, nas unidades de tratamento e valorização, é separado em cinco áreas para posterior desmantelamento manual e tratamento mecânico. Procede-se depois à separação das fracções para integração de componentes em novos equipamentos.




Fonte: http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1492629

Sem comentários:

Enviar um comentário