sexta-feira, 6 de maio de 2011

Caixa Geral de Depósitos tem a maior central solar térmica da Europa

A instituição financeira implementou medidas de elevados padrões técnicos e inovadores, destacando-se a instalação da maior central solar térmica da Europa, que permite poupar anualmente até 1 milhão de euros de kWh de energia eléctrica.

Esta central, em conjunto com outras medidas de eficiência energética implementadas pela CGD, levaram a ADENE - Agência para a Energia, a classificar o edifício-sede da instituição bancária com a nota máxima, A+, em eficiência energética.

O projecto, que serve como modelo de boas práticas em termos de construção, de eficiência energética e utilização de energias mais amigas do ambiente, é um exemplo de como a utilização de energias de fonte renovável é fundamental na minimização da dependência energética e na redução das emissões para a atmosfera.

A central solar térmica construída pela CGD é constituída por 158 colectores solares, instalados em 1600 m² da cobertura do edifício-sede, em Lisboa, e permite a produção de energia térmica para aquecer a água para os sistemas de climatização e para os balneários e sanitários. O facto da energia produzida ser utilizada no máximo das suas possibilidades, quer para o aquecimento no Inverno, refrigeração no Verão e AQS (aquecimento das águas sanitárias) durante todo o ano, é precisamente a grande inovação desta infra-estrutura, que está associada a chillers de absorção, que possibilitam uma poupança significativa em energia eléctrica, climatização e em AQS.

O sistema de AQS destina-se às cozinhas, sanitários e balneários, onde os responsáveis pelo projecto estimam uma poupança anual de 400.000 kWh, e ao sistema de climatização, no qual é possível poupar cerca de 500.000 kWh. Mas este projecto incluiu também a instalação de variadores electrónicos de velocidade nas bombas de água, que adicionam mais 300.000 kWh por ano à poupança obtida.

Segundo a CGD, a economia de electricidade proporcionada por esta central solar térmica permitirá a recuperação do capital investido em aproximadamente uma década.

Sem comentários:

Enviar um comentário