sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dia 22 de Maio - Dia Internacional Da Biodiversidade


O Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio, destaca, este ano, a necessidade urgente de proteger as florestas. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, ressaltou o papel das matas na captação e estoque de água, estabilização dos solos, regulação do clima e gases do efeito estufa causadores das mudanças climáticas. Em 2011, o Dia Internacional da Biodiversidade coincide com o Ano Internacional das Florestas, os ecossistemas terrestres mais biodiversos.
Ban afirmou que, apesar de ser cada vez mais reconhecida a importância das matas, elas continuam a ser devastadas de forma alarmante. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, mais de 145 milhões de quilômetros quadrados de floresta são perdidos anualmente. Com 31% da área total do mundo, elas abrigam 80% da biodiversidade terrestre.
No ano passado, governos se comprometeram com um novo plano estratégico para o tema na Cúpula de Nagoya, no Japão. O documento pede uma redução significativa no ritmo de desmatamento, degradação e fragmentação de todos os habitats naturais até 2020. Na Cúpula, países assinaram um protocolo sobre recursos genéticos, visando a proteção e a distribuição equitativa dos benefícios advindos desta riqueza natural.
Segundo o secretário-geral, as florestas contêm um vasto estoque de biodiversidade ainda não catalogado. Para ele, o protocolo pode ajudar a promover o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Em preparação para o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Pnuma lançou um site em português (http://www.unep.org/portuguese/wed/).
O portal reúne informações sobre a data, sugere ações e permite aos usuários inscrever suas atividades na campanha lançada recentemente em nome de um dos Embaixadores da Boa Vontade do Pnuma, Gisele Bündchen ou Don Cheadle. Eles participam de um desafio e o ganhador vai plantar uma floresta.
Rádio ONU, parceira da EcoAgência
Jerónimo Kopke Túlio
Aluno nº : 16317

Sem comentários:

Enviar um comentário