sábado, 21 de maio de 2011

Exploração de Recursos Geológicos

Nas sociedades modernas, altamente industrializadas e com padrões de consumo muito elevados, a exploração dos recursos geológicos assumo particular importância. Devido a explorações cada vez mais intensivas, originam-se profundas modificações no meio ambiente.
Os recursos geológicos são um conjunto de materiais de natureza geológica, em estado gasoso, liquido ou sólido, que o Homem utiliza em seu proveito para diversos fins.
Ao longo da História, as sociedades humanas evoluíram tecnologicamente à custa de um fluxo crescente e ininterrupto de matérias-primas e de energia. A descoberta de muitos minerais e o recurso a novos processos de transformação foram determinantes para a melhoria das condições de vida dos seres humanos.
Na actualidade, são delineados por muitos países linhas geostratégicas em função dos interesses económicos, tornando-se consensual a ideia de que o poder a médio prazo/longo prazo passará pelo domínio estratégico de áreas onde existam reservas (parte economicamente explorável do recurso total, tendo em conta a avaliação económica a que foi submetido num dado momento) consideráveis de combustíveis fosseis; actualmente já existem exemplos do problema referido como o caso do Médio Oriente.
Paralelamente aos interesses económicos, a evolução da tecnologia permite o desenvolvimento de técnicas de exploração cada vez mais eficientes, que originam o aumentos de impactes ambientais negativos e por outro lado fazem prever um rápido esgotamento das reservas disponíveis de muitos recursos geológicos.
Pelo facto dos minerais se encontrarem geralmente associados nas formações geológicas aquando da sua exploração, em minas, há necessidade de se realizarem operações de separação dos componentes mineralógicos que, não têm valor económico (ganga). As gangas são separadas do minério e, por vezes, deixadas ao acaso, junto das explorações mineiras. O conjunto de depósitos de material estéril que são acumulados superficialmente, em escombreiras, podem originar impactes muito negativos, uma vez que pela acção das aguas da chuva, podem originar lixiviados, levando à contaminação dos recursos hídricos e dos solos de uma dada região.

Sem comentários:

Enviar um comentário