quinta-feira, 5 de maio de 2011

Hotel oferece refeições para quem pedalar e gerar electricidade

O hotel dinamarquês Crown Plaza Hotel, em Copenhaga, implantou recentemente um sistema que, para além de inovador, é extremamente ecológico.

Por forma a combater o aquecimento global e utilizar energia renovável, e ainda incentivar os seus hóspedes a realizarem exercício físico, o Crown Plaza Hotel oferece refeições no valor de 26 euros a quem pedalar numa das duas bicicletas ergométricas (equipadas com iPhones e ligadas a um gerador de electricidade) e dessa forma produzir 10 ou mais watts/ hora de electricidade, o que equivale a cerca de 15 minutos de pedalada normal. Sendo que 100 watts de energia permitem manter uma lâmpada de 100 watts acesa durante uma hora, bem se vê como esta medida é ecologicamente muito importante.

Actualmente, o aquecimento global é um crescente problema não só em Portugal, mas em todo o Mundo, e contra o qual se torna urgente lutar. Uma das formas de o combater é, precisamente, através do aumento da utilização das energias renováveis (que, entre outras possibilidades, geram electricidade, como no presente caso).

O referido hotel adopta ainda outros métodos que contribuem para reduzir a emissão de carbono para a atmosfera, como por exemplo um sistema de arrefecimento e aquecimento com base em águas subterrâneas, iluminação e secadores de baixo consumo energético. Além disso, conta com um elevado número de painéis solares na fachada virada para o Sul.

Assim se compreende como esta unidade hoteleira assume uma posição activa na defesa do ambiente, podendo-se mencionar neste âmbito o princípio do aproveitamento racional dos recursos disponíveis. Este consiste em proibir que se tomem decisões públicas que conduzam a um gasto excessivo e desnecessário dos recursos naturais, uma vez que se verifica hoje em dia uma cada vez maior escassez dos bens ambientais. Obriga pois os poderes públicos a adoptarem critérios de eficiência ambiental ao tomarem decisões, e a racionalizarem o aproveitamento dos recursos naturais. Apesar de não estar aqui em causa o exercício de poderes públicos, a verdade é que o sistema implementado pelo Crown Plaza Hotel em tudo se harmoniza com este princípio, verificando-se opções no sentido de garantir uma maior eficiência ambiental no funcionamento do hotel.

Deste modo podemos ver que com um pequeno investimento, que acaba por ser recompensado no futuro, é possível contribuir para a não emissão de graves nocivos para a atmosfera, favorecendo simultaneamente a protecção do ambiente e a saúde das pessoas ( devido à prática de exercício físico e, mais tarde, a uma maior qualidade do ambiente que elas próprias melhoraram). Ninguém fica a perder, razão pela qual não há desculpas para que mais hotéis e todo o tipo de estabelecimentos, incluindo em Portugal, não comecem desde já a cooperar neste tipo de comportamentos.


Fonte: http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=34580&bl=1


Sara Lopo

Nº 17540

Subturma 7

Sem comentários:

Enviar um comentário