sexta-feira, 6 de maio de 2011

Município de Óbidos distribuiu lâmpadas pela população

Com uma factura energética anual na ordem dos €500.000, este município sentiu necessidade de implementar um conjunto de medidas para reduzir o seu consumo de energia e também o impacto ambiental da sua actividade.





Para tal, e numa iniciativa ambiciosa, substituiu todas as lâmpadas incandescentes dos edifícios públicos por fluorescentes compactas, que consomem menos, instalou painéis fotovoltáicos para alimentar alguns candeeiros de iluminação pública e instalou uma mini-central fotovoltáica num jardim de infância para suprimir as suas necessidades energéticas em termos de iluminação.

Mas as preocupações de racionalização energética e de preservação do ambiente do Município de Óbidos não se ficaram por aqui. Numa parceria com a EDP Distribuição Energia e empresas fornecedoras de novas tecnologias de iluminação pública, virou a sua atenção também para as rotundas e troços públicos. Foram assim instaladas várias luminárias recorrendo a lâmpadas LED e a luminárias de vapor de sódio de alta pressão com balastro electrónico e redutor de fluxo luminoso. Finalmente, consciente da importância de sensibilizar os munícipes para uma melhor utilização dos recursos energéticos distribuiu gratuitamente lâmpadas de baixo consumo pela população do conselho.

Com este conjunto de medidas, o Município de Óbidos conseguiu uma redução significativa da sua factura energética na ordem dos 40% e também uma diminuição expressiva nas emissões de CO2.

Sem comentários:

Enviar um comentário