segunda-feira, 16 de maio de 2011

Oceano Pacífico: o maior depósito de lixo do mundo

Quem iria imaginar que o maior depósito do lixo do mundo se situa no Oceano Pacífico?

É verdade! Existem, mais precisamente, duas grandes "manchas" de lixo que se acumulam neste Oceano, uma a oriental, entre o Hawai e a Califórnia e que se estima ter o dobro do tamanho do Texas, outra a ocidental, que se situa a oeste do Hawai e a leste do Japão. Estas duas grandes porções de lixo formam a Zona de lixo do Pacifico pois estão ligadas por uma corrente conhecida como Zona de Convergência Subtropical.
Este fenómeno, embora consequência da desonestidade do Homem para com o ambiente, explica-se a partir da existência do Remoinh0 Subtropical do Pacífico Norte, um sistema de alta pressão de correntes marinhas e ventos fracos, que acaba por criar uma espiral gigante.
Importante será referir que nesta lixeira aquática existe todo o tipo de lixo: garrafas de vidro, madeiras, lâmpadas, plástico... muito plástico!
De facto, o plástico é o material que assume o papel mais relevante nesta questão, já que constitui cerca de 90% desta massa. E é muito preocupante, já que os últimos estudos da Greenpeace estimam que:



  • A quantidade de plástico supera em cerca de seis vezes mais a quantidade de plâncton;

  • Dos 100 biliões de kg de plástico produzido pelo Homem, em todo o mundo, cerca de 10% encontra-se nesta zona de lixo;

  • 70 % do lixo que existe no Oceano Pacífico acaba por se afundar, continuando o restante a flutuar

O Plástico


O grande problema do plástico, o que o torna numa ameaça ambiental, é o facto deste não ser biodegradável, ou seja, não existe qualquer processo natural que consiga destruir este material. O que acontece é que o plástico não desaparece, acaba sim por se fragmentar em pedaços menores que são extremamente prejudiciais à vida marinha , já que os produtos tóxicos que ficam no mar são absorvidos pelos plásticos que são ingeridos ou filtrados pelas plantas e animais marinhos, que acabam por morrer envenenados. De salientar que esta poluição afectará toda a cadeia alimentar, podendo chegar ao Homem já que este se poderá alimentar de peixes envenenados sem ter conhecimento.


Esta grande porção de lixo foi descoberta por Charles Moore, por acidente, há cerca de 12 anos, e terá sido assim que o mundo se deparou com uma das maiores questões ambientais de todos os tempos. Moore acabou por criar a Fundação Algalita Marine Research para se dedicar ao estudo desta vasta imensidão de oceano "sujo". Várias expedições se realizaram desde então para tentar entender este fenómeno, através de pesquisas e análises aos detritos.


Estima-se que a grande mancha de lixo do Pacífico duplica a cada 10 anos. Pois tal como terá dito Moore na entrevista aquando a sua última exepdição: "Esta não é a porção de lixo que encontrei em 1999, isto é um animal completamente diferente."


Alarmante é o facto de, ao longo dos últimos anos, terem sido descobertas outras grandes zonas de lixo noutros oceanos, contabilizando-se até à data, 5 grandes zonas de lixo aquático no planeta Terra.


Na pesquisa desta adversidade ambiental, encontrei um programa ambiental interessantíssimo que existe para dar a conhecer e alertar todas as comunidades do mundo para as zonas de lixo sediadas nos oceanos, nomeadamente a zona de lixo do Oceano Pacífico. O dito projecto tem o nome de "Plastiki" e consiste numa expedição marinha que passa pelo Pacifico, liderada pelo ambientalista David De Rothschild, a bordo de um barco constituído por, aproximadamente, 12500 garrafas de plástico recicladas. Este projecto inovador terá criado para inspirar as populações a dar o uso correcto ao plástico, que todos utilizamos no nosso quotidiano, "Para quê deitar fora, se é possível fazermos o que quisermos com o plástico? Até um barco!" salienta David.Disponibilizo o link para se informarem sobre este curioso projecto: www.thepastiki.com


A finalizar este comentário só me ocorre que, infelizmente, não há nenhum lugar que não possa ser afectado pelo Homem.


Por Sónia Ventura, Nº17562 - Subturma 7

Sem comentários:

Enviar um comentário