sábado, 21 de maio de 2011

Parque de Gaia devolve 1300 animais à natureza por ano


Cerca de 2700 animais são entregues, anualmente, no Centro de Recuperação do Parque Biológico de Gaia. Na véspera do Dia Mundial da Biodiversidade, que se assinala este domingo, a veterinária do Centro falou ao Boas Notícias sobre a atuação deste parque que funciona há já 25 anos.

Vanessa Soeiro, médica veterinária do Centro de Recuperação de Fauna e Flora Selvagem do Parque Biológico de Gaia, explicou ao Boas Notícias que o principal objetivo deste espaço é devolver à natureza o maior número de animais possível. "No ano passado devolvemos cerca de 50% de todos os animais selvagens recebidos”, sublinha.

Segundo a médica, de entre as cerca de 150 espécies que o Centro recebe as mais frequentes são as aves, seguidas dos répteis - sobretudo tartarugas exóticas -, insetos (que só em 2009 foram 220) e mamíferos.

A veterinária conta que 56,6% dos animais são entregues por particulares, no entanto, também outras entidades como o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, a polícia municipal e outros centros de recuperação nos fazem chegar animais.

Vanessa Soeiro explicou que no Centro a receção dos animais é assegurada 24 horas por dia e que, mesmo fora de horas, e sempre que justificável, um veterinário é chamado a intervir.

Aposta na educação ambiental

Para além da recuperação dos animais, o Centro aposta também na Educação Ambiental como “a mais importante ferramenta para a conservação da Natureza”, referiu Vanessa.

“Este é também um local onde se disponibiliza informação sobre os animais que recebemos, onde se desenvolvem projetos de conservação, se incentiva o conhecimento científico e se promove a educação ambiental”, acrescentou.

De entre os ateliers e atividades oferecidas pelo Parque, a veterinária destaca o “Paparoca da bicharada”, a construção de ninhos e comedouros para aves, os percursos de descoberta das serpentes, pegadas e sinais de animais, ou dos morcegos do Parque.

Consulte AQUI o relatório do Centro de Recuperação de Fauna e Flora Selvagem e AQUI para aceder ao site oficial do Parque.


Fonte: http://www.boasnoticias.pt/noticias_Parque-de-Gaia-devolve-1300-animais-%C3%A0-natureza-por-ano_6689.html

Sem comentários:

Enviar um comentário