sábado, 21 de maio de 2011

Primeira aldeia Led

Cabeça, uma freguesia de Seia, viu, esta sexta-feira, terminadas as obras de requalificação e de iluminação pública e tornou-se a primeira "aldeia LED" de Portugal.

A tecnologia LED (Light Emitting Diode) desperdiça menos energia e é mais económica, tendo sido usada na iluminação pública de Cabeça. A inauguração das obras de requalificação e da instalação da iluminação pública teve a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo.

Lembrando que Cabeça é a terra natal do presidente do PS, Almeida Santos, a responsável frisou que "o país não pode continuar a trazer os fluxos" financeiros "para o litoral" e destacou o papel "importante dos autarcas neste processo" de forma a dar mais sustentabilidade ao país.

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, salientou a importância da requalificação da aldeia, que se insere num grupo de 10 aldeias do concelho, a rede de aldeias de montanha.

Para o autarca, este projecto das aldeias de montanha "constituirá um atractivo importante" para o desenvolvimento turístico do concelho de Seia.

O presidente da Junta de Freguesia, António Dias, salientou também a importância da requalificação enfatizando o arranjo das ruas, actualmente "todas empedradas em xisto tal como era tradicional".

Segundo António Dias a tecnologia LED vai trazer modernidade à aldeia e uma poupança de energia "na ordem dos 70%".

Também os residentes se mostraram satisfeitos pela requalificação da aldeia, situada no coração da Serra da Estrela, elogiando o trabalho agora concluído: "nunca foi feito nada assim desde que me lembro", afirmou José Santos, de 92 anos, natural de Cabeça.

A empreitada de reabilitação urbana da freguesia de Cabeça consistiu na remodelação das infraestruturas eléctricas, telecomunicações, redes de drenagem de águas residuais e de distribuição de água ao domicílio, arquitectura paisagística e execução de arruamentos, orçamentada em 683 mil euros.


In Jornal de Noticias

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Guarda&Concelho=Seia&Option=Interior&content_id=1831611

Sem comentários:

Enviar um comentário