segunda-feira, 16 de maio de 2011

Responsabilidade Social das Empresas (RSE)


A Responsabilidade Social das Empresas - RSE – reflecte publicamente o compromisso, por parte das empresas em desenvolver e implementar estratégias de responsabilidade social abrangente, enviando uma forte mensagem a todas as partes interessadas na sua actividade: trabalhadores, accionistas, consumidores, fornecedores, sociedade e administração pública.

De acordo com o livro verde da Comissão Europeia sobre a Responsabilidade Social das empresas: “É cada vez maior o número de empresas europeias que promovem estratégias de responsabilidade social como reacção a diversas pressões de natureza social, ambiental e económica. Pretendem, assim, dar um sinal às diversas partes interessadas com as quais interagem: trabalhadores, accionistas, consumidores, poderes políticos e ONG. Ao procederem desta forma, as empresas estão a investir no seu futuro e esperam que este compromisso voluntário contribua para um aumento da sua rendibilidade.”.
Sendo este um compromisso voluntário, pois os níveis de exigência são muito superiores aos dos requisitos legais, cabe à empresa a responsabilidade de tomar a iniciativa de avançar com este tipo de exigências de uma forma integrada, coordenada e ambiciosa.

Em Portugal a RSE tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. Está nas mãos de cada um contribuir eficazmente na construção de uma sociedade mais justa para todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário