sábado, 21 de maio de 2011

Rótulo ecológico

O sistema do rótulo ecológico da UE ou Eco-Label é uma maneira simples de ajudar os consumidores, informando-os numa base científica sobre os produtos à sua disposição e promovendo os produtos com um impacto ambiental reduzido em vez dos demais produtos do mesmo grupo.
O logótipo da flor é reconhecido em toda a Europa e abrange uma grande variedade de grupos de produtos, facilitando o reconhecimento de produtos de qualidade que são menos prejudiciais para o ambiente. 
O sistema do rótulo ecológico da UE está aberto a qualquer produto ou serviço, com excepção de alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos. Actualmente, existem 23 grupos de produtos que podem beneficiar do rótulo ecológico e que vão de serviços de alojamento turístico, electrodomésticos, produtos de limpeza e colchões de cama a equipamento de escritório, produtos de jardinagem e artigos para bricolagem.
Os critérios de atribuição do rótulo são definidos, avaliados e revistos pelo Comité do Rótulo Ecológico da União Europeia (CUELE) e são publicados no Jornal Oficial da União Europeia.
Apesar de nenhuma actividade humana  ser totalmente «respeitadora do ambiente», é sempre possível reduzir o impacto ambiental de determinados produtos.
Assim, o sistema do rótulo ecológico da UE definiu um conjunto de critérios ecológicos e de desempenho para avaliar os produtos. Apenas os produtos que satisfaçam todos os critérios podem beneficiar do rótulo ecológico da UE. Estes critérios ecológicos têm em conta todos os aspectos da vida de um produto, da sua produção e utilização à sua eventual eliminação. 
O Sistema do Rótulo Ecológico da UE é um instrumento voluntário que promove bens e serviços com impacto ambiental reduzido e exige uma avaliação do produto por um organismo independente que avalia todo o impacto ambiental do produto, desde a extracção das matérias-primas até a sua eventual eliminação. 
Nós consumidores exercemos um impacto significativo sobre o ambiente. A dimensão deste impacto depende da forma como decidimos satisfazer as nossas necessidades. Podemos mudar muita coisa comprando produtos verdes. 
Daí que seja um incentivo positivo que além de fomentar os produtos mais amigos do ambiente e sinalizar o mercado estimulando a concorrência para a obtenção do rótulo também possui uma função de consciencialização dos consumidores.

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