segunda-feira, 16 de maio de 2011

"Veículos poluentes" fora da Baixa de Lisboa em Julho

No sentido do Plano municipal de repavimentações para Lisboa em 2011, o vereador da Mobilidade e das Obras Públicas, Fernando Nunes da Silva , adiantou numa conferência de imprensa, que com o propósito de transformar a Baixa Pombalina e a Avenida da Liberdade em "zonas de emissões reduzidas", tomou como primeira medida impedir o transito a veículos anteriores a Julho de 1992, com as devidas excepções aos veículos que já tenham em si instalado um catalisador que filtra os gases tóxicos, e durante o horário compreendido entre as 20h e as 8h durante os dias úteis.

Os moradores poderão circular sem restrições, mesmo que os seus veículos sejam anteriores a Julho de 1992.

Ficarão também de fora dessa restrição os transportes públicos, veículos de emergência, carros históricos certificados, bem como veículos de pessoas com mobilidade reduzida e de moradores na zona em causa.

Esta medida terá uma fiscalização policial com base na matrícula, e o vereador diz ainda que a ideia é que quando os veículos forem à inspecção automóvel lhes seja atribuído um selo verde, amarelo ou vermelho, consoante o desempenho ambiental, sendo os últimos proibidos de entrar nas ZER.

No início de 2012 a intenção é que os condicionamentos se alarguem a toda a cidade, à excepção de alguns eixos de atravessamento como a Segunda Circular e de vias como as avenidas de Brasília e do Infante D. Henrique.

Na conferência de imprensa, foi apresentado o plano municipal de repavimentações deste ano, um programa de 7,5 milhões de euros que deverá abranger 200 ruas , num total de 275 mil metros quadrados.

Uma medida interessante visto que tanto a Baixa como a Av. da Liberdade dispõem de uma boa rede de transportes públicos, e como os táxis não entram nesta restrição, existem de facto condições de mobilidade para as zonas "afectadas" por tal decisão.

Fica só a questão de saber se é legitimo impedir um condutor que paga o Imposto único de Circulação, que paga o seguro, que paga a inspecção e que portanto para além de preencher todos os requisitos necessários para uma legal circulação e utilização da via pública vê se ainda impedido de circular numa determinada zona, e ficando até na posição de poder ser-lhe aplicada uma coima pois o seu carro antigo não tem o catalisador que na altura não era requisitado, e que ainda não o é hoje...

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